GUIDOVAL 2024 - DENGUE
O jovens de 01 a 30 anos representaram um maior perceptual dos notificados para e Dengue .
As mulheres tiveram maior representatividade junto às notificações de suspeitos para a dengue.
Nos casos suspeitos de dengue destacam-se as notificações do centro e Pedra Branca - Rural é muito disperso - centro também. Todas as notificações foi realizado o bloqueio.
UNIDADES NOTIFICADORAS - A Unidade Mista (Plantão) notificou 91,7% de todos os casos suspeitos de Dengue. Menos de 2% dos nossos pacientes foram atendidos em hospitais de Ubá.
CHIKUNGUNYA 2024
Chikungunya: maior incidência na população economicamente ativa.
Igual entre homens e mulheres.
Ficou claro que em uma região da cidade a incidência da chikungunya foi maior: Vila Trajo - Padre Baião - Santana - Alvorada. Várias ruas que os moradores indicam como centro são próximas a estas localidades de maior notificação.
UNIDADES NOTIFICADORAS : 100% dos pacientes notificados com chikungunya foram notificados e tratados em Guidoval. Sem a necessidade de procurar atendimentos nos hospitais de Ubá.
NÚMEROS DO PRONTO ATENDIMENTO (CONSULTAS) - 8.732
Não temos duvidas que estes atendimentos foram potencializados pelas Viroses e Arboviroses em 2024.
NÚMEROS DO PRONTO ATENDIMENTO (observação) 1.440
I - O Mosquito Nasce no Lixo - Durante o perdoo chuvoso o maior numero de criadouros de Aedes Aegypti foram encontramos no Lixo: Pode ser observado nas fotos que até os pacotes de salgadinho, encontrado aos montes nos quintais, se tornaram criadouros.
II - Diálogo e eliminação de criadouros do Aedes nos Bairros Sant'Ana e Padre Baião - Foram pelo menos quatro mobilizações para dialogo com as comunidades e eliminação dos criadores em todos os bairros da cidade. Vejam as fotos aqui. Vejam as fotos aqui.
III - O período em que achas chuvas diminuíram mas as notificações de casos suspeitos não cessaram, a atenção passou a ser centrada nas caixas d'água. As fotos mostram a quantidade de caixa com tampa improvisada, e sem nenhuma tampa. Local perfeito para a criação do Aedes.
IV - Faze do Bloqueio com a bomba costal - Cada notificação de caso suspeito gera uma ação de bloqueio nas proximidades das residências dos adoecidos. Esta ação ajuda a eliminar os mosquitos vivos voando, mas o ideal é destruir os criadouros. Vejam as fotos aqui. Vejam as fotos aqui.
V - Operação fumacê - Reforço para trabalho de enfrentamento manual dos criadouros de Aedes.
O Vírus da Chikungunya está em circulação desde 2014 no estado e apresenta um aumento significativo de casos ao longo dos últimos anos, atribuível à disseminação territorial do Vírus. Em 2023, essa situação resultou em uma epidemia da doença. Similar à dengue, os casos de chikungunya registrados em2024 até o momento superam os casos registrados no mesmo período do ano anterior. Foi o primeiro ano que diagnosticamos casos de chikungunya em Guidoval.
AÇÕES DE CONTROLE DO AEDES CONTINUAM - NOV/24
Nossos profissionais de combate às endemias estão recolhendo tudo que acumula água nos lotes de teremos desocupados na região da Unidade de Saúde Pedra Branca. Ação que acontecerá em toda a cidade.